C.A. XVI de Abril

Breve História do XVI de Abril
A história do Centro Acadêmico XVI de Abril começou ainda em março do ano de 1952. Um grupo de estudantes da faculdade recém-criada, formada por José Antônio Trevisan, René Penna Chaves, Laerte de Moraes, Walter Hoffman, Jurandir Paixão, Mário Erbollato e Carlos Sares Júnior, pensando na fundação do Centro Acadêmico da sua nova faculdade, reuniu-se no Restaurante Mascaro (tradicional ponto de encontro da época), que se localizava na Rua Barão de Jaguará, em frente ao atual bingo.
Em 26 de março de 1952, às 9h da manhã, houve uma Assembléia Geral Ordinária na sala do primeiro ano para a fundação do Centro Acadêmico. Foi escolhido para presidir a reunião o acadêmico e também médico, René Penna Chaves. Para secretariar, foi escolhido o acadêmico e também jornalista, na época redator-chefe do Diário do Povo, Mário Erbollato.
Foram propostos vários nomes: Centro Acadêmico Clóvis Bevilaqua, Centro Acadêmico Rui Barbosa, Centro Acadêmico X de Maio, entre outros e, por fim, Centro Acadêmico XVI de Abril, vencedor, homenageando a data da Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Emílio José Salim, principal fundador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Faculdade de Direito. Foi constituída ainda na primeira Assembléia, uma comissão formada por René Penna Chaves, Mário Erbollato, Laerte de Moraes e Élton César para a elaboração do primeiro estatuto do Centro Acadêmico XVI de Abril.
O primeiro presidente foi José Antônio Trevisan, que havia se destacado dentro da organização e fundação do XVI de Abril. O tesoureiro da primeira gestão foi o atual titular da cadeira de Direito Tributário, Doutor Heitor Regina, docente da casa desde 1968 e Reitor da Universidade de 1980 à 1985. Três anos mais tarde, Trevisan foi novamente eleito presidente do XVI de Abril, disputando dessa vez pelo PAR (Partido Acadêmico Restaurador), contra o UDU (União Democrática Universitária) e a ADA (Aliança Democrática Acadêmica), partidos que acabaram extintos poucos anos depois.
No começo de sua existência, o XVI de Abril chegou a oferecer um cursinho preparatório para o vestibular de Direito, onde os professores da casa trabalhavam ao lado dos integrantes do C.A.
Desde então, muita gente tem passado pelo XVI de Abril lutando pela melhoria da qualidade de ensino e buscando representar os estudantes da melhor forma possível.
No ano de 2002 o XVI de Abril completou 50 anos de existência, sendo responsável pela Secretaria Geral da FENED, Federação Nacional dos Estudantes de Direito, ou seja, entidade máxima entre todos s CA’s de Direito do Brasil.
Em 2009 o XVI de abril completa 57 anos de existência, sendo coordenado pela gestão “FORÇA ATIVA”.
Anúncios

One Response to C.A. XVI de Abril

  1. www.renatoprofsblog.wordpress.com disse:

    Orientação para trabalhos universitários.
    Acesse:
    http://antoniolirenato.wixsite.com/nota10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: